Os desenhos foram feitos no computador Magalhães, mas estão muito bem. :)
beijinhos,
Anísia
Ano Lectivo 2010/2011
Actividades desenvolvidas
Desfile de Carnaval
Visita ao Castelo e Paço dos Duques

Articulação com a pré-escola

Teatro do Patinho Feio
Construção de fantoches

Plano Nacional de Leitura (PNL)
Neste período, os alunos deveriam ler e analisar a obra de Oscar Wilde "O Gigante Egoísta".
Todos os alunos do 3º ano desta escola visualizaram um PowerPoint em que foram apresentadas as imagens do livro e o título e, a partir daí todos deveriam escrever uma história. De seguida foi apresentada a história original aos alunos.
Depois, na sala de aula, os alunos trabalharam em grupo e idealizaram e desenharam um gigante egoísta.
Todos os alunos do 3º ano desta escola visualizaram um PowerPoint em que foram apresentadas as imagens do livro e o título e, a partir daí todos deveriam escrever uma história. De seguida foi apresentada a história original aos alunos.
Depois, na sala de aula, os alunos trabalharam em grupo e idealizaram e desenharam um gigante egoísta.

Trabalho de grupo

Poemas sobre borboletas

Outubro 2010
Construção de maquetas

Outubro 2010
Dia Mundial da Alimentação

Outubro 2010
Inauguração do Centro Escolar de Pevidém
Alunos, pais, Encarregados de Educação e familiares dos alunos assistiram à inauguração do Centro Escolar de Pevidém, no dia 5 de Outubro, com a presença do Sr. Secretário de Estado dos Transportes, Dr. Carlos Henrique Graça Correia da Fonseca.

Inauguração Centro Escolar Pevidém
ANO LECTIVO 2010/2011 NO CENTRO ESCOLAR DE PEVIDÉM
Conforrme previsto, as aulas no Centro Escolar de Pevidém começaram no dia 20 de Setembro.
Para os alunos desta turma e para os alunos da Escola de Pevidém tudo era novidade. Colocámos as nossas coisas na nossa sala e depois fizemos uma visita guiada à escola, que é enorme.
Da parte de tarde, fomos até à sala do Jardim, onde fizemos a festa dos "Padrinhos".

Festa dos padrinhos
Fim do ano lectivo
Acabou o PNEP e acabaram as aulas com o professor Dias.
Para o ano queremos mais...
Para o ano queremos mais...
12ª Sessão
Nesta sessão fizemos a análise de um artigo do jornal "O Comércio de Guimarães" em que nós aparecíamos, sobre a visita do posto móvel da GNR à nossa escola.
Depois de lermos o artigo, escolhemos palavras frequentes e infrequentes e pesquisamos, no dicionário, algumas palavras infrequentes.
Três meninos da nossa sala fizeram um jogo de palavras iguais e diferentes.
No final fizemos o jogo da leitura, em que a professora nos dava um cartão com algumas palavras e que nós tinhamos de decorar em 1 minuto. Os alunos que conseguiram dizer mais palavras tiveram um prémio.
Foi uma aula divertida pois nós gostamos bastante de jogos.
Depois de lermos o artigo, escolhemos palavras frequentes e infrequentes e pesquisamos, no dicionário, algumas palavras infrequentes.
Três meninos da nossa sala fizeram um jogo de palavras iguais e diferentes.
No final fizemos o jogo da leitura, em que a professora nos dava um cartão com algumas palavras e que nós tinhamos de decorar em 1 minuto. Os alunos que conseguiram dizer mais palavras tiveram um prémio.
Foi uma aula divertida pois nós gostamos bastante de jogos.
Artigo do jornal

Jogo Igual/Diferente

Jogo da leitura

11ª Sessão
Nesta sessão foram abordados alguns conceitos de gramática, tais como os nomes (próprios, comuns e comuns colectivos) e a família de palavras, utilizando o jogo como forma de motivar os alunos para a aprendizagem.
Jogo dos nomes

Jogo dos nomes

Jogo dos nomes

Jogo família de palavras

10ª SESSÃO
Partindo do tema "Leitura e escrita de textos não literários", os alunos analisaram rótulos de embalagens de produtos do dia-a-dia, preencheram "fichas de leitura" desses produtos, criaram embalagens para novos produtos com os respectivos rótulos e fizeram um anúncio para venderem aqueles produtos.
Os alunos mostraram bastante interesse e participaram activamente.
Os alunos mostraram bastante interesse e participaram activamente.
9ª Sessão
Hoje fizemos um teatro de fantoches sobre o Patinho Feio. Cada um de nós tinha uma personagem, havia duas apresentadoras e um narrador.
Os nossos amigos do 1º ano vieram assistir à nossa peça.
No final fizemos um caligrama e um acróstico.
Os nossos amigos do 1º ano vieram assistir à nossa peça.
No final fizemos um caligrama e um acróstico.




Dia do Pai
Para o Dia do Pai, fizemos um despeja bolsos e um diploma.



8ª Sessão
Nesta sessão, começámos por ouvir a música "O areias é um camelo". A professora apresentou-nos um cartaz com a imagem de um camelo. Nós tinhamos uns cartões, onde escrevíamos uma palavra relacionada com esses animais, ao mesmo tempo que, nos nossos lugares, copiavamos essas palavras. A professora mostrou-nos alguns livros que falavam sobre os camelos, lemos um texto com informações sobre os camelos, preenchemos uma tabela e procurámos palavras numa sopa de letras. Tudo isto para que, no final, escrevessemos um texto, em conjunto, no quadro.
Cartaz camelo

Caderno de trabalhos

Chuva de ideias
Organização das informações

Escrita do texto

7ª Sessão
No dia 10 de Fevereiro tivemos mais uma aula do PNEP. No dia anterior a professora mostrou-nos só a capa do livro que iríamos ler na 4ª feira, onde podíamos ver o autor e o título do livro. Fomos, em grupo, aos computadores da escola procurar alguns dados sobre o autor, António Mota, e também algumas informações sobre os nabos, uma vez que a obra era "O Nabo Gigante". Preenchemos uma ficha com todos esses dados e colámos fotografias do autor e de um nabo.
No dia da sessão, a professora leu a história "O Nabo Gigante", de António Mota. De seguida, distribuiu uns cartões pelos grupos, com duas histórias misturadas e nós tinhamos de descobrir quais eram os cartões que pertenciam à história que ouvimos. Havia depois um cartaz, onde tinhamos de colar os cartões pela ordem de acontecimentos da história. Foi bastante divertido pois tivemos de descobrir quem tinha os cartões seguintes.
Depois uma menina da nossa sala foi ler a história completa e outra menina foi ao cartaz colar as personagens.
Fizemos uma banda desenhada sobre a história e por fim vimos a história em PowerPoint.
No dia da sessão, a professora leu a história "O Nabo Gigante", de António Mota. De seguida, distribuiu uns cartões pelos grupos, com duas histórias misturadas e nós tinhamos de descobrir quais eram os cartões que pertenciam à história que ouvimos. Havia depois um cartaz, onde tinhamos de colar os cartões pela ordem de acontecimentos da história. Foi bastante divertido pois tivemos de descobrir quem tinha os cartões seguintes.
Depois uma menina da nossa sala foi ler a história completa e outra menina foi ao cartaz colar as personagens.
Fizemos uma banda desenhada sobre a história e por fim vimos a história em PowerPoint.
A história "O Nabo Gigante"

Leitura da história

Ilustração

6ª Sessão
A aula foi no dia 28 de Janeiro, de manhã, com o tema "Desenvolvimento da Linguagem". Começámos por ordenar imagens. Depois, em grupo, escrevemos o que achávamos que se passava naquela história. Elegemos um elemento do grupo, que foi ler, ao microfone, aquilo que escrevemos. De seguida, a professora apresentou-nos a fábula escrita, também desordenada, e nós tivemos de descobrir qual a ordem das frases. Uma menina da nossa sala foi depois ao micro ler a fábula da "Rã e o Boi".
Por fim, preenchemos um caderno de trabalho, onde colámos e copiámos a fábula.
Por fim, preenchemos um caderno de trabalho, onde colámos e copiámos a fábula.
Imagens da fábula "A Rã e o Boi"

Leitura do trabalho de grupo

Leitura do trabalho de grupo

Cortar e colar fábula

Leitura da fábula - Original

Ordenar fábula escrita

5ª Sessão
A 5ª sessão ocorreu no dia 9 de Dezembro e, mais uma vez fizemos um jogo, desta vez com os sons da letra X.
Começámos por ver uma história em Power Point do Xico e da Xana e de seguida a professora mostrou-nos 5 cartazes com os sons da letra X. Tirámos de um saquinho 2 palavras cada um e tinhamos de descobrir em que cartaz as íamos colocar, dependendo do som do X. Por fim preenchemos um "livrinho" com alguns jogos (sopa de letras, cruzadas, conjuntos desordenados, salada de letras...). Foi bastante divertido.
Começámos por ver uma história em Power Point do Xico e da Xana e de seguida a professora mostrou-nos 5 cartazes com os sons da letra X. Tirámos de um saquinho 2 palavras cada um e tinhamos de descobrir em que cartaz as íamos colocar, dependendo do som do X. Por fim preenchemos um "livrinho" com alguns jogos (sopa de letras, cruzadas, conjuntos desordenados, salada de letras...). Foi bastante divertido.
Cartaz Valor do X

X com som de is

X com som de CS

X com som de Z

De olho nos símbolos

Conjuntos desordenados
4ª Sessão
A 4ª sessão tinha como tema a leitura. Os alunos do 4º ano de escolaridade vieram à nossa sala e leram a história "Adivinha quanto eu gosto de ti", de Sam McBratney. De seguida respondemos a algumas perguntas que a professora fez sobre a história e trabalhámos, em grupo, algumas palavras que apareciam na história. Apresentámos os nossos trabalhos aos colegas e preenchemos uma ficha de trabalho. Depois desenhámos a pessoa de quem mais nós gostamos e escrevemos porque é que gostamos daquela pessoa.
Por fim cantámos a música do André Sardet "Adivinha quanto eu gosto de ti".
Por fim cantámos a música do André Sardet "Adivinha quanto eu gosto de ti".
Trabalho de grupo
Trabalho de grupo
Apresentação dos trabalhos
3ª Sessão PNEP
Nesta terceira sessão começámos por ouvir a música do Panda "O Jogo das Rimas".
Depois, fizemos uma ficha com rimas, fomos ao quadro fazer rimas, jogámos ao jogo do loto com rimas e por fim fizemos rimas com os nossos nomes.
Depois, fizemos uma ficha com rimas, fomos ao quadro fazer rimas, jogámos ao jogo do loto com rimas e por fim fizemos rimas com os nossos nomes.

Ficha com rimas

Quadro das rimas

Quadro das rimas
Jogo do Loto das Rimas


Loto das Rimas

Rimas com os nossos nomes
2ª Sessão
A nossa segunda sessão do PNEP (Plano Nacional do Ensino do Português) foi no dia 28, 4ª feira, da parte de tarde. O tema desta sessão foi "Os Provérbios".
Fábula "A Lebre e a Tartaruga"
Nesta sessão começamos por ver e escutar a fábula, cuja moral é devagar se vai ao longe.
Provérbios
Jogo dos provérbios.

Trabalho da Maria
Ilustração de provérbios

Marta

Lucas
Provérbios de S. Martinho

Anísia

Ana Francisca

Maria
1ª Sessão
Na primeira sessão, os alunos da turma trouxeram os seus computadores Magalhães e trabalharam no Word e no Paint para criarem trabalhos para serem afixados no estabelecimento de ensino, e para, mais tarde, criarem um panfleto para distribuição pela comunidade. Estes trabalhos estavam relacionados com o tema da Área de Projecto: Higiene, Saúde e Segurança.
O cartaz com os nossos trabalhos

Trabalhos do Word
Ainda no nosso computador, no Word, escrevemos algumas regras de higiene.
Higiene corporal
1 Tomar banho.
2 Lavar as mãos.
3 Lavar os dentes.
Higiene alimentar
1-Beber água.
2- Lavar os alimentos.
3- Não comer doces em excesso.
Rodrigo.
Higiene corporal
1 Tomar banho.
2 Lavar as mãos.
3 Lavar os dentes.
Higiene alimentar
1-Beber água.
2- Lavar os alimentos.
3- Não comer doces em excesso.
Rodrigo.
Trabalhos do Word

Ficha de consolidação

Música
No final da sessão os alunos cantaram uma canção.
Música
Lavar as mãos
(música do papagaio loiro)
Lavar as mãos
Sempre antes de comer
Cheirinho a sabonete
Só pode dar prazer.
Os dentes bem lavados
À noite e ao levantar
Sorriso de quem tem
Vontade de cantar.
Música
Lavar as mãos
(música do papagaio loiro)
Lavar as mãos
Sempre antes de comer
Cheirinho a sabonete
Só pode dar prazer.
Os dentes bem lavados
À noite e ao levantar
Sorriso de quem tem
Vontade de cantar.
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
19 comentários:
A Anísia deixou a sua primeira mensagem no mail da turma, e aproveitamos para aqui colocar a sua opinião.
Obrigada Anísia.
Eu gostei muito de trabalhar no paint.
Espero aprender mais sobre os computadores.
Abraços para todos os meus colegas de turma.
Xau.
Bravo!
Que bonito está!
Aqui vão mais duas ideias:
- Fazer um "post" sobre a Gripe A.
- Fazer um "post" sobre o Magusto, que se aproxima ...
Ides adorar escrever e pintar, para os outros meninos e meninas vos conhecerem.
Eu já guardei o vosso endereço e faço questão de ir lá sempre que possa!
Olá!
Gostei muito de visitar o vosso blog.
Beijinhos!
Carolina
O avô Ribeiro (do BRUNO ) envia um agradecimento pelo trabalho de execução da Sra. professora e alunos da Turma B. Continuem,o futuro espera-vos.
Muito obrigado.
ola
vi o blog e esta muito giro, o professor rui tem razão e boas ideias, aproveitem-nas.
continuem e parabens á turma b.
manuela ( escola e.b.2,3) de pevidem
parabéns meninos da Professora Conceição Bessa.Continuem a trabalhar assim. Bom trabalho.
Muitos Parabéns para a professora Conceição e alunos.
Gostei muito dos trabalhos.
Estão muito originais!
Prof. Carina Martins.(Inglês)
boa tarde isto tá mesmo fixe
estou a adorar este blog
boa sorte para vós
ass: SR Lémos
Olá!
O vosso blog está muito bonito.
Estamos a vê-lo e gostavamos de ter um igual.
É o Prof. Rui que nos está a mostrar.
Beijinhos, não. Por causa da Gripe A!
Um abraço muito grande!
Pedro disse:
O vosso blog está giro.
Eu queria contar uma adivinha.
Que fruto se come no magusto?
Adeus!
4ºano D
10 de Novembro de 2009 21:34
Muitos Parabens!
Penso que é uma boa iniciativa, principalmente para a vossa idade, pois assim também começam a ter mais facilidade em mexer no computador.
Elisabete ( mãe da Anísia)
tambem espero aprender mais sobre computadores mas nao quero ser informática.
anisia :)beijinhos xau
gostei do blog acho que estamos todos de parabens foi o maximo .
ATE A PROXIMA.
CATARINA.
Os trabalhos feitos para o dia de S. Valentim ficaram muito bonitos.
Continuamos a trabalhar para melhorar o nosso blog.
Beijinhos, da Anísia
todos os trabalhos estao muito bem mas ja algum tempo que nao trabalhamos no magalhas
anisia :)
beijinhos
Olá eu estou orgulhoso de ter colaborado nestes
trabalhos beijinhos CÉSAR.
Olá sou o Bruno e encontrei um poema na internet que gostei muito.
AS BORBOLETAS
Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas
Borboletas brancas
são alegres e francas.
Borboletas azuis
Gostam muito de luz.
As amarelinhas
São tão bonitinhas!
E as pretas, então…
Oh, que escuridão!
vocês tem um site muito criativo.continuem com a vossa grande imagimaçao.
Enviar um comentário